BOLETIM DO PODER POPULAR 01 – PCB – MINAS GERAIS

Minas Gerais – 05 de junho de 2022.

EDITORIAL: Construir e fortalecer a campanha-movimento do PCB em Minas Gerais.

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) apresentou no dia 27 de março de 2022, nos marcos das comemorações do centenário do partido, sua chapa própria em Minas Gerais. O PCB disputará pela terceira vez o Governo de Minas Gerais e apresentou um forte chapa de deputadas e deputados. Em Minas Gerais, os comunistas também estão empenhados na construção da pré-campanha da professora Sofia Manzano a presidência da República.

A pré-candidatura da camarada Renata Regina ao Governo de Minas Gerais se configura como a principal alternativa popular e revolucionária da esquerda mineira. Estamos em diálogo com diversas lideranças e outras organizações política seguindo construindo a Frente de Esquerda Minas Socialista com um programa anticapitalista e anti-imperialista.

Somos oposição ao Governo ultraliberal de Romeu Zema (NOVO) e rejeitamos a política de conciliação de classes promovida pelo PT e outras forças de centro-esquerda (PSB, PV, PCdoB e setores do PSOL) que tem como principal expressão política a aliança eleitoral entre Lula (PT) e os neoliberais Alexandre Kalil (PSD) e Alexandre Silveira (PSD), respectivamente pré-candidatos ao Governo e ao Senado.

Estamos formando uma forte chapa de deputados(as) federais com o objetivo de eleger um(a) parlamentar comunista do PCB em Minas Gerais. Nossas pré-candidaturas são formadas por camaradas comprometidos(as) com a luta pelo poder popular e pelo socialismo-comunismo. Lideranças sindicais, estudantis, culturais e populares fazem parte desta chapa coletiva que apresentará uma Plataforma política vinculada aos interesses históricos do proletariado em sua luta contra a exploração capitalista e às opressões.

A hora é agora! Vamos construir e fortalecer a campanha-movimento do PCB em Minas Gerais. Construir os Comitês pelo Poder Popular em todas as cidades polo onde temos o PCB e seus coletivos organizados e impulsionar a pré-campanha dos(as) comunistas. Façamos nós com nossas mãos tudo o que a nós nos diz respeito! Todo apoio às pré-candidaturas do PCB!

QUEM É RENATA REGINA?

Renata Regina é Secretária Política do PCB em Belo Horizonte, compõe o Comitê Regional e o Comitê Central do Partido. Renata é mulher negra, mãe, fotógrafa, doula, atuando pela humanização do parto e nascimento, tem longa trajetória nas lutas da juventude, do movimento feminista e dos movimentos populares. Integra a Coordenação Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), participa da organização do 8 de março unificado RMBH e do Comitê de Solidariedade Maria do Carmo Souza Dantas. Foi diretora de mulheres da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), presidenta da União Colegial de Minas Gerais (UCMG) e integrou a Coordenação Nacional da União da Juventude Comunista (UJC)

NOSSA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO ESTÁ NO AR!

Link: https://www.queroapoiar.com.br/renataregina

Apoie o financiamento coletivo da pré-candidatura de Renata Regina para o Governo de Minas Gerais.

Nossa pré-campanha é toda realizada com recursos próprios e ajuda dos nossos apoiadores. Seu apoio é fundamental! Enquanto pré-candidatos milionários têm altos recursos para fazer campanha e o poder econômico e seus interesses vêm prevalecendo, nossa pré-campanha ao governo de Minas Gerais é construída por muitas mãos e recursos financeiros limitados.

A participação dos apoiadores é essencial na construção de uma campanha comprometida com as necessidades dos(as) trabalhadores(as)  e justamente por não abrir mão da defesa irrestrita da nossa classe, nós enfrentamos muitos desafios, como o anticomunismo, o bloqueio da mídia e poucos recursos materiais.

Renata é mulher negra, mãe, fotógrafa, doula, atuando pela humanização do parto e nascimento, tem longa trajetória nas lutas da juventude, do movimento feminista e dos movimentos populares.  Atuou de 2019 a 2021 como assessora parlamentar na gabinetona. Integra a Coordenação Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), participa da organização do 8 de março unificado RMBH e do Comitê de Solidariedade Maria do Carmo Souza Dantas. 

A nossa pré-candidatura se posiciona contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF); em defesa dos Serviços Públicos (Saúde, Educação, Assistência Social) e dos Servidores Públicos; contra a privatização das empresas públicas mineiras; contra a mineração predatória em defesa do piso salarial profissional, e das universidades estaduais (UEMG e UNIMONTES); por mais concursos públicos e nomeações. Em defesa dos direitos das mulheres, população negra, LGBTQIA +, quilombolas e povos originários.

Quer apoiar e contribuir de outras formas?

Preencha o formulário clicando aqui

MATÉRIAS:

PCB LANÇA RENATA REGINA COMO PRÉ-CANDIDATA AO GOVERNO DE MINAS GERAIS! – 21/02/2022.

Link:

https://www.poderpopularmg.org/pcb-lanca-renata-regina-como-pre-candidata-ao-governo-de-minas-gerais/

Lançamento de nossa pré-candidatura ao Governo de Minas Gerais.

Link: https://www.otempo.com.br/politica/aparte/pcb-lanca-pre-candidatura-de-renata-regina-ao-governo-de-minas-1.2618167

Pré-candidata do PCB critica chapa de Lula e Alckmin e governo do PT em MG,

Link: https://www.uol.com.br/eleicoes/2022/05/13/pre-candidata-do-pcb-em-mg-chama-alckmin-de-inimigo-dos-trabalhadores.htm

A pré-candidata do Partido Comunista Brasileiro (PCB) ao governo mineiro, Renata Regina, chamou Romeu Zema (Novo) de “genocida”.

Link: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2022/05/30/interna_politica,1370031/pre-candidata-do-pcb-em-mg-diz-que-zema-e-genocida-nao-ha-outro-nome.shtml

Pré-candidata do PCB ao governo de MG quer rever tributação sobre mineração

Link: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2022/05/31/interna_politica,1370078/pre-candidata-do-pcb-ao-governo-de-mg-quer-rever-tributacao-sobre-mineracao.shtml

ENTREVISTAS:

GIRANDO A MESA – Programa de entrevista – Espiritas a Esquerda – 25/04/2022

Nessa edição do programa, a entrevistada é a pré-candidata ao governo de Minas Gerais pelo PCB, Renata Regina.

Link: https://www.facebook.com/espiritasaesquerda/videos/1360114454455099

Entrevista da camarada Renata Regina ao portal UOL – 13/05/2022.

Link: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/05/renata-regina-se-diz-unica-candidata-de-esquerda-e-critica-zema-e-kalil.shtml

Entrevista da camarada Renata Regina ao portal UAI – Podcast “EM Entrevista” – 30/05/2022

Link: https://www.youtube.com/watch?v=QejEKUjz1-Q

Renata Regina responde sobre aborto, maconha, teto de gastos e mais

Link: https://www.youtube.com/watch?v=58zDlD2oUNc

Estado de Minas Entrevista:

Link:https://www.uol.com.br/eleicoes/2022/05/13/pre-candidata-do-pcb-em-mg-chama-alckmin-de-inimigo-dos-trabalhadores.htm

Quarentena Live:
Link: https://fb.watch/dd5O9dDZDy/

MANIFESTAÇÕES:

01 DE MAIO DE 2022.

A camarada Renata Regina, pré-candidata do PCB ao Governo do Estado de Minas Gerais, esteve presente no ato do primeiro de maio em Belo Horizonte e destacou em sua saudação a luta do povo trabalhador mineiro e em especial dos servidores públicos estaduais contra as políticas ultraliberais do Governo Zema. Minas Gerais segue sendo o estado campeão em trabalho escravo e o atual governador vem implementando sua política de sucateamento das empresas públicas mineiras, desvalorizando os servidores públicos e enfraquecendo os serviços públicos. Zema segue governando para os capitalistas e como fiel representante do poder econômico e das mineradoras, aprovou a licença para a mineração na Serra do Curral, localizada na divisa entre os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima.

18/05 DIA NACIONAL DE LUTA ANTIMANICOMIAL

NENHUM PASSO ATRÁS MANICÔMIO NUNCA MAIS!

O cortejo da luta antimanicomial está aconteceu nas ruas do centro de BH.O cortejo desse ano foi também contra a presença do CRM na gestão do SUS BH. A luta antimanicomial, por uma política de saúde mental integral, se faz cada vez mais necessária para barrar os retrocessos nas políticas de saúde mental e na tentativa do governo de fortalecer e buscar retomar a lógica manicomial.

LOUCURA NAO SE PRENDE, SAÚDE NAO SE VENDE!EM DEFESA DO SUS!
PELO CUIDADO EM LIBERDADE,
CRM TIRE AS MÃOS DO SUS BH

30/05 BLOCO DO PODER POPULAR PEDE JUSTIÇA POR GENIVALDO E PELA VILA CRUZEIRO!


O PCB e seus coletivos marcaram presença nas ruas de Belo Horizonte, junto ao movimento negro, na última segunda-feira (30/5), para exigir justiça por Genivaldo e pelas vítimas da chacina da Vila Cruzeiro.
Os assassinatos constantes do povo periférico e a sua naturalização fazem parte de uma estratégia de dominação imposta pelo capital que só poderá ser rompida por meio da organização das trabalhadoras e dos trabalhadores.
POR UMA SEGURANÇA PÚBLICA DESMILITARIZADA E VOLTADA AOS REAIS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA! PELO PODER POPULAR, RUMO AO SOCIALISMO!

Confira a fala realizada no ato aqui

Acesse as redes sociais da Renata Regina e acompanhe as atividades e Posicionamentos da nossa pré-candidata

Instagram: @renatareginadoula

Twitter: @renatareginapcb

Facebook: @renatareginadoula