Por Leonardo Godim para O Poder Popular. Fotos por Richardson Pontone.

Assim como em outras cidades do país, em Belo Horizonte, entre as candidaturas do Partido Comunista Brasileiro para as eleições municipais deste ano, estão dois nomes vinculados organicamente à União da Juventude Comunista. Thomás Carrieri (21.888), 22 anos, e Pedro Gabriel (21.614), 24 anos, são candidatos pela primeira vez, concorrendo para vereadores no município. Ambos são estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais nos cursos de matemática e cinema de animação, respectivamente, e participam do movimento estudantil da universidade, onde constroem o Movimento por uma Universidade Popular.

A participação de jovens nas chapas do Partido Comunista Brasileiro por todo o país é uma expressão do amadurecimento da União da Juventude Comunista, que tem formado quadros em diversas cidades. Segundo Gustavo Bechara, atual dirigente da UJC em Minas Gerais, as candidaturas de jovens comunistas são uma forma de apresentar nosso projeto como uma alternativa aos velhos grupos que controlam a política nacional há anos. Para a organização, as eleições são apenas um dos momentos, ainda que importante, da luta por uma nova sociedade onde seja abolida a exploração de seres humanos por seres humanos.

Para Thomás Carrieri, a conjuntura que vivemos é de uma profunda precarização das condições de vida da juventude e dos trabalhadores, resultado de anos de crise capitalista que apenas se agravou com a pandemia do coronavírus. Para o candidato, é um dever de todo comunista intensificar a agitação e a propaganda revolucionária em torno de bandeiras que transformem a indignação com o atual estado de coisas em combustível para as lutas em todo o país. Nas eleições, essa tarefa é ainda mais importante, não cabendo aos comunistas reduzir suas propostas ao possível. Ao contrário, Thomás entende que todas as propostas devem ir à raiz dos problemas e apontar soluções que, se não forem atendidas pelo Estado, surgirão como reivindicações do movimento de massas e da luta revolucionária.

Pedro Gabriel avalia que a campanha eleitoral tem sido desafiadora na medida em que o PCB participa das eleições com autonomia financeira enfrentando grandes máquinas partidárias financiadas pela burguesia. Ainda sim, Pedro considera que as candidaturas têm sido bem recebidas nas atividades de campanha, mesmo com o anticomunismo que existe na sociedade. O saldo tem sido positivo, avalia, reafirmando que os comunistas  não têm ilusões com a democracia burguesa mas que usarão todos os espaços possíveis para disputar um programa revolucionário para o Brasil. “Nesse momento em que parcela da classe trabalhadora se dispõe ao debate político e à escutar as propostas dos partidos, é nossa tarefa ampliar a influência dos comunistas e nos preparar para as lutas futuras”, afirma o candidato.

Thomás e Pedro Gabriel avaliam que as principais bandeiras nessa eleição são a defesa da educação pública e dos direitos da juventude trabalhadora. “Na Câmara Municipal, é urgente a defesa de uma escola sem censura, frente aos ataques que os profissionais da educação e o ensino laico têm sofrido”, afirmam. O passe-livre para todos os estudantes também é uma bandeira central, resgatando todo o histórico de lutas pelo transporte público e pelo direito à cidade que já ocorreram em Belo Horizonte. Frente à precarização das condições de vida e trabalho da juventude proletária, os comunistas defendem a criação de Frentes de Trabalho voltadas para garantia do emprego formal e do salário digno.

Com o crescimento da uberização das relações de trabalho, obrigando a juventude a jornadas de mais de 10 horas de trabalho diário, com salários de fome e completa ausência de direitos trabalhistas, os comunistas defendem a criação de um aplicativo de entregas municipalizado, sob controle dos trabalhadores. Criando parcerias com o comércio local, o aplicativo autônomo é uma forma de garantir empregos dignos e de diminuir a dependência aos grandes monopólios estrangeiros, que apenas visam a exploração do trabalho.

Thiago Camargos (21.420) compõe, junto com Thomás e Pedro, o Bloco da Juventude dentro das fileiras do PCB. Além de Belo Horizonte, a União da Juventude Comunista lança candidatos em Uberaba, Sabará, Juiz de Fora e Ipatinga. Em Ipatinga, a chapa para prefeitura é composta por dois militantes da juventude comunista, Diego Arthur e Bruno Anastácio.