Leonardo Godim para O Poder Popular.

Às 9 horas da manhã deste sábado, o candidato Thiago Camargos (21.420) saiu com apoiadores para panfletar no bairro Pindorama, onde mora com a esposa e os dois filhos. Sem tempo de televisão ou patrocínio de grandes empresas, Thiago aposta no dialogo na rua com os moradores e trabalhadores para apresentar sua candidatura. E é entre os trabalhadores da periferia de Belo Horizonte que ele vê maior abertura para esse diálogo.

Segundo Thiago, existem muitos candidatos na região, mas poucas alternativas para a velha política que manda na cidade há décadas. Por isso, o candidato do PCB faz questão de afirmar que é professor, trabalhador desde jovem e disputa as eleições para defender o interesse dos trabalhadores na Câmara Municipal, e não visando o enriquecimento pessoal.

Uma de suas principais propostas é o passe-livre estudantil. Muitos jovens abandonam os estudos por não poder pagar R$9 para ir e voltar da escola todo dia. E ainda maior é a segregação social, onde os ricos podem se movimentar pela cidade e aproveitar as atividades culturais públicas e gratuitas, enquanto os jovens da classe trabalhadora tem sua mobilidade urbana limitada e seu direito à cidade negado. Para isso, Thiago propõe que o passe-livre estudantil seja acompanhado de uma revisão dos contratos de concessão do transporte público e que seja criada uma empresa estatal para assumir o controle das linhas.

“Foi uma atividade muito importante que tem que se intensificar nessa reta final de campanha, em especial aqui na região Noroeste”, diz Thiago. “A abertura existe na periferia e é significativa a aceitação ao projeto do Poder Popular”, contou entusiasmado.

Além dele, sua esposa, Gabriela Marreco, também é candidata. Thiago garante que não irão dividir os votos, e que assumiram os dois essa responsabilidade para fortalecer o Bloco do Poder Popular. Gabriela trabalhou no bairro Glória e é conhecida na região. Juntos, Thiago e Gabriela querem apresentar uma alternativa para os trabalhadores da região Noroeste, rumo ao poder popular e ao socialismo.