O Fórum Mineiro de Lutas convocou e participou do primeiro de maio de luta em Belo Horizonte juntamente com parte das centrais sindicais (CUT, CTB, INTERSINDICAL CENTRAL, Força Sindical, UGT, NCST, CSB). Importantes correntes sindicais classistas como a Luta pelo Socialismo (LPS) e o Movimento Luta de Classes (MLC) também participaram deste ato. Seguimos defendendo a realização de atos e manifestações no primeiro de maio em Belo Horizonte. Em 2019, o PCB e o Fórum Mineiro de Lutas realizaram um ato na Praça Sete e em 2021, realizamos o primeiro ato da jornada de lutas na praça da estação em Belo Horizonte.

Em Ipatinga, no Vale do Aço, o Fórum em defesa da Vida, uma articulação de caráter intersindical e popular, organizou uma série de atividades políticas dialogando com os(as) operários (as) da USIMINAS e com a população local. Neste ano, o ato em Belo Horizonte começou na praça Afonso Arinos e foi em direção a Praça da Assembleia Legislativa onde se encontrou com a Feira da Reforma Agrária promovida pelo Movimento dos(as) Trabalhadores(as) Rurais Sem Terra (MST). Outras cidades mineiras também tiveram manifestações e atividades relacionadas ao dia do trabalhador.

A camarada Renata Regina, pré-candidata do PCB ao Governo do Estado de Minas Gerais, esteve presente e destacou em sua saudação a luta do povo trabalhador mineiro e em especial dos servidores públicos estaduais contra as políticas ultraliberais do Governo Zema. Minas Gerais segue sendo o estado campeão em trabalho escravo e o atual governador vem implementando sua política de sucateamento das empresas públicas mineiras, desvalorizando os servidores públicos e enfraquecendo os serviços públicos. Zema segue governando para os capitalistas e como fiel representante do poder econômico e das mineradoras, aprovou a licença para a mineração na Serra do Curral, localizada na divisa entre os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima.