Por que o Partido Comunista Brasileiro (PCB) participa de eleições em um sistema eleitoral injusto como o nosso? Para vencer, com certeza! Porém, vencer não significa apenas vencer a eleição, mas obter vitórias políticas. No caso do Triângulo Mineiro, um dos objetivos do PCB em participar das eleições é organizar o partido nessa região.
Neste sentido, as pré-candidatas da Frente de Esquerda Minas Socialista ao Governo do Estado de Minas Gerais, companheiras Dirlene Marques (PSOL) e Sara Azevedo (PSOL), estiveram presentes em uma atividade política do Comitê Popular de Campanha da Frente Minas Socialista na cidade Uberaba, MG, no dia 6 de agosto. O ato, mediado pelas camaradas do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), foi uma oportunidade em que as companheiras Dirlene e Sara apresentaram suas propostas e debateram, entre outros assuntos, a condição das mulheres no Estado e no país, em especial a questão dos direitos da mulher, defendendo a legalização do aborto no Brasil, seguro, até a décima-segunda semana de gestação, para combater as mortes de milhares de mulheres que realizam esse procedimento de maneira insegura, por ser atualmente ilegal no Brasil. Nos países socialistas – Cuba, China, Vietnã, Coréia Democrática – bem como nos países capitalistas desenvolvidos, o aborto é legal e garantido como um direito das mulheres.
Houve também a divulgação de outros nomes de pré-candidatos da Frente Minas Socialista, como os do Professor Túlio Lopes (PCB), pré-candidato ao Senado Federal por MG, da camarada Renata Regina (PCB), pré-candidata à Câmara Federal por MG, e do camarada Daniel Cristiano (PCB), pré-candidato a Deputado Estadual em MG. A atividade contou com a presença de militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB), do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), do Movimento do Trabalhadores Sem-Teto (MTST), da União da Juventude Comunista (UJC), do Grupo de Estudos Étnico-Raciais e de estudantes universitários.
Com atividades como esta, a pré-campanha da Frente de Esquerda Minas Socialista está avançando em Uberaba e região. É importante destacar que ano, pela primeira vez na história, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) apresenta uma pré-candidatura no Triângulo Mineiro. Trata-se do camarada Pedro, o Cabo Franco (PCB), policial militar e militante do PCB em Uberlândia, MG, pré-candidato a Deputado Federal pelo Partidão!
O PCB, partido que prima pela unidade de ação entre toda sua militância e seus diversos coletivos nas diversas frentes da luta de classes, estará dedicado às pré-candidaturas no Triângulo Mineiro, dando à população a oportunidade de votar em candidatas e candidatos que representam a classe trabalhadora!