NOTA DE REPÚDIO DO PCB VIÇOSA, UJC, MUP E CFCAM À TENTATIVA DE HOMICÍDIO DE ESTUDANTES DENTRO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

O núcleo do Partido Comunista Brasileiro (PCB), a União da Juventude Comunista (UJC), o Movimento por uma Universidade Popular (MUP) e o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), vem através dessa nota conjunta, tornar público seu repúdio à tentativa de homicídio sofrida por uma estudante da Universidade Federal de Viçosa (UFV) @ufvbroficial , na manhã do dia 18 de outubro de 2022, dentro do campus da UFV, em pleno dia nacional de lutas contra os reiterados cortes de verbas das universidades públicas e institutos federais, promovidos pelo governo Bolsonaro.

A estudante participava das ações organizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFV, ações essas aprovadas em duas assembleias estudantis abertas a toda a comunidade universitária (dias 11 e 17 de outubro) e, posteriormente apresentadas ao corpo estudantil, professores, técnicos, auxiliares administrativos, administração universitária e municipal.
Pela manhã, como parte das ações planejadas, foi feito o bloqueio parcial das entradas da universidade com cordão humano, bandeiras, faixas e cartazes, para se fazer cumprir a paralisação nacional orientada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), durante essa ação um motorista proferiu ameaças contra os/as estudantes que estavam no bloqueio, e mesmo tendo sido orientado a passar por uma entrada que estava desbloqueada, ele jogou o carro contra a barreira onde se encontravam diversos/as estudantes, que foram atingidos/as, e uma delas foi carregada sobre o capô do carro por cerca de 30 metros até que ele freasse bruscamente causando sua queda, como mostram os registros em vídeo que estão circulando. Na queda, a estudante bateu a cabeça fortemente contra o chão e foi levada imediatamente ao hospital por funcionários da UFV. Para a tranquilidade de todos/as, a vítima não sofreu lesões corporais graves, mas está lidando com o trauma de ter sofrido uma tentativa de homicídio, e as sequelas psicológicas desse tipo de situação não podem ser mensuradas.

Cada camarada do núcleo do PCB Viçosa e dos nossos coletivos partidários estão atentos e solidários à saúde física e mental da estudante bem como de toda nossa militância e por isso preservaremos sua identidade e qualquer informação que possibilite sua identificação. Cabe salientar que, até que medidas judiciais cabíveis sejam tomadas, nossa militância foi orientada a não divulgar, em hipótese alguma, imagens, nome, redes sociais, endereço, telefone e qualquer outra informação que permita a identificação do agressor. Caso alguém tenha informações que ajudem a identifica-lo, favor encaminhar diretamente à Policia Militar ou à reitoria da UFV.
Aguardamos posição oficial da UFV a respeito desse atentado terrível que ocorreu dentro do campus e esperamos empenho e colaboração da instituição na apuração e identificação do agressor.
NENHUM PASSO ATRÁS NA MARCHA CONTRA O BOLSONARISMO E PELA DERRUBADA DE BOLSONARO E SUAS EXPRESSÕES FASCISTAS. NÃO ARREDAREMOS O PÉ DAS RUAS.
A LUTA POR UMA UNIVERSIDADE POPULAR É UMA LUTA DE TODA A CLASSE TRABALHADORA NÃO RECUAREMOS COM TENTATIVAS DE INTIMIDAÇÃO.
Célula do PCB em Viçosa
21 de outubro de 2022