O Comitê Regional do PCB parabeniza toda a militância comunista que participou ativamente da nossa campanha-movimento pelo poder popular em Minas Gerais. Mesmo em condições adversas – não contando com recursos do Fundo Partidário, preterido nos debates da mídia, sem direito a propaganda eleitoral gratuita na TV e nas rádios e enfrentando o contingenciamento dos recursos do Fundo Eleitoral, contingenciados pelo TSE – o PCB sai desta campanha fortalecido e consolidado em quase todas as regiões de Minas Gerais. Obtivemos, somadas a votação no Estado de todas nossas candidaturas, 58.134 votos em todas as regiões de Minas Gerais, com destaque para nossa chapa de deputados(as) federais, que obteve a votação histórica de 31.514 votos (0,25%), e de nossas chapas majoritárias, que pautaram temas fundamentais para a classe trabalhadora e marcaram a retomada da participação do PCB com chapa própria na disputa pelo Governo de Minas Gerais e pela presidência da república.

Em Minas Gerais, o Governador Zema (Novo) foi reeleito no primeiro turno, o que significa uma derrota para o povo trabalhador mineiro. Os ataques contra os servidores públicos estaduais, o processo de privatização das empresas públicas mineiras, a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o processo de criminalização dos movimentos populares, dentre outras coisas, deve se intensificar. O Governo Bolsonaro, por sua vez, intensificou neste período eleitoral os ataques contra o povo trabalhador, avançando no processo de privatização da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), da CEASA – Minas, dos Correios e da Refinaria Gabriel Passos, cortando recursos das universidades e institutos federais e retomando no congresso nacional os trâmites para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional – 32, da Reforma Administrativa. Devemos fortalecer a organização e resistência do movimento sindical, popular e da juventude, participar das lutas unitárias e reativar o Fórum Mineiro de Lutas.

AGORA É LULA!

Em consonância com as deliberações do Comitê Central a respeito do segundo turno, o Comitê Regional do PCB orienta que todas as células do Partido e coordenações dos coletivos partidários integrem os Comitês Populares de campanha da candidatura Lula e que se engajem nas atividades de rua e na divulgação de materiais de apoio à candidatura de Lula que estão sendo produzidos pela Secretaria Nacional de Agitação e Propaganda do Comitê Central. Neste momento a prioridade é eleger Lula presidente, tendo em vista a ameaça de reeleição de Jair Bolsonaro e seu projeto neofascista de poder. O resultado em Minas Gerais tende a ser decisivo nesta disputa presidencial. Nesse sentido nós comunistas do PCB Minas Gerais iremos participar ativamente, nas próximas semanas, das atividades da campanha Lula Presidente. O PCB convoca a militância comunista, amigos(as) e simpatizantes para participar da nossa agenda de lutas que começa no próximo domingo, dia 9 de outubro de 2022, com a caminhada com o presidente Lula em Belo Horizonte, dos atos em defesa da educação pública no próximo dia 18 de outubro e do grande comício da campanha Lula presidente, que está programado para os dias 21 ou 22 de outubro em Belo Horizonte. Também devemos incorporar de forma militante as agendas regionais da campanha de Lula ao longo deste segundo turno.

Comitê Regional do PCB – Belo Horizonte – 08 de outubro de 2022.