Por Leonardo Godim para O Poder Popular.

O bloco do Partido Comunista Brasileiro ganha mais um nome de peso para as eleições municipais deste ano. Diego Miranda, pedagogo e professor do ensino básico em Belo Horizonte, anunciou neste domingo, 23 de agosto, sua pré-candidatura para vereador. O evento contou com a presença de Edmilson Costa, secretário geral do PCB, Túlio Lopes, secretário político do PCB em Minas Gerais e Renata Regina, representando a secretaria política do partido em Belo Horizonte. Mais conhecido pelo trabalho a frente do podcast Revolushow, Diego é também liderença sindical dos trabalhadores da educação e promete trazer importantes bandeiras do setor da educação para estas eleições.

O pré-candidato do PCB afirma que seu compromisso é com as lutas dos trabalhadores. No jogo de cartas marcadas da política institucional, Diego se coloca como aliado da luta sindical, da luta popular, de juventude, do movimento negro, LGBT, feminista e de todas as lutas dos explorados e oprimidos de Belo Horizonte. É esse o papel de um vereador comunista, afirma, sem ilusões e promessas vazias de soluções mágicas para problemas difíceis.

E não são poucos os problemas difíceis que se apresentam para os trabalhadores mineiros neste momento. Diego denuncia os ataques à educação por parte da prefeitura, como o corte de quase 50% na remuneração dos trabalhadores terceirizados; os ataques ao SUS, que afetam diretamente o povo de Belo Horizonte; os problemas do transporte público, com suas elevadas tarifas e ônibus sempre lotados; a crise habitacional que faz da maioria da população refém de aluguéis; a necessidade de uma política cultural combativa para Belo Horizonte; entre tantas bandeiras, que garante defender com a firmeza de quem está ao lado dos trabalhadores agora e sempre.

Diego entende que a crise que passamos traz enormes desafios, mas aceita esta nova tarefa com a segurança de que não está sozinho. Frente ao desemprego, à fome, à crise ambiental e à ameaça do bolsonarismo, ele defende a unidade dos trabalhadores por políticas de garantia do emprego, de uma saúde e educação públicas de qualidade, por políticas de planejamento econômico e pelo poder dos trabalhadores, o Poder Popular.