Foi realizada na noite de quarta-feira, 1 de agosto, reunião em Uberaba, região do Triângulo Mineiro, com os pré-candidatos a senador, Professor Túlio Lopes, e a deputado estadual, Daniel Cristiano, PCB, pela Frente Minas Socialista, que contou com a participação de dezenas de estudantes, professores, lavradores e moradores das comunidades de Uberaba, Campo Florido, Conquista e Sacramento/MG.

Durante a reunião, o pré-candidato a senador, Professor Túlio Lopes, ressaltou a necessidade de se fortalecer a luta pela reforma agrária, diante de “tanta gente precisando de terra e tanta terra sem gente”, especialmente na região do Triângulo Mineiro. Na região são inúmeros os casos de assentamentos precisando de regularização e acampados necessitando serem assentados, mesmo havendo vastas áreas que nem um boi tem, menos ainda a plantação de alimentos, mas fazem parte de latifúndios. “Basta da violência do Estado, dos latifundiários e da fome que os trabalhadores são obrigados a enfrentar”, afirmou o dirigente comunista. Também ressaltou a necessidade de se dar uma solução aos problemas existentes nas cidades, a urgência da reforma urbana, que possibilite condições dignas aos moradores das cidades, especialmente dos bairros periféricos, onde vive a maioria da classe trabalhadora. “A realização da reforma agrária e da reforma urbana são necessidades históricas do Brasil, ainda mais neste momento de crise capitalista e exige a nossa luta para conquistá-las”, ressaltou.

Daniel Cristiano, pré-candidato a deputado estadual, falou de sua experiência na organização popular na região do Vale do Aço, destacando Ipatinga/MG, onde foi candidato a prefeito em 2012, 2016 e 2018, tendo ficado em segundo lugar no pleito extemporâneo de junho passado, após a cassação do prefeito do MDB, que, usando o poder econômico e as velhas mentiras, conseguiu eleger o sucessor. “Somos confiante na organização e luta da classe trabalhadora. Participamos das eleições por entender que faz parte de nossa tática para construir a organização da classe trabalhadora na perspectiva de uma sociedade justa e igualitária, onde todos e todas tenham de fato assegurados a emancipação da classe trabalhadora”, disse Daniel Cristiano. Ele também destacou a questão da violência que se abate contra as mulheres no estado de Minas Gerais, para Daniel “inaceitável, por isso precisamos eleger mulheres que tenham esse compromisso de combater e organizar a população para dar um fim a essa violência histórica que as mesmas sofrem, fruto da cultura patriarcal e machista”.

Várias lideranças da cidade se manifestaram reforçando a Frente Minas Socialista, que apresenta o nome de Dirlene Marques, para governadora de MG, tendo como vice, a professora Sara Azevedo, e os pré-candidatos do PCB, Professor Túlio Lopes Senador, Renata Regina Deputada Federal e Daniel Cristiano Deputado Estadual. Foi reforçado também o nome de Guilherme Boulos, candidato a presidente, e Sônia Guajajara, como vice-presidente do Brasil. Uma campanha com a união de movimentos populares e partidos comprometidos com a profunda transformação do Brasil, que dê dignidade e igualdade ao povo brasileiro.

Para finalizar a atividade, foi assumido o compromisso pelos presentes com a caminhada em curso, com a criação dos Comitês Populares de Uberaba, Campo Florido, Conquista e Sacramento/MG.

Na noite de hoje, 2, a caravana do PCB estará em Uberlândia no ato de pré-lançamento da candidatura de Pedro, o Cabo Franco, para deputado Federal, de Daniel Cristiano pré-candidato a Deputado Estadual e a do Professor Túlio Lopes a Senador