Foi realizada no sábado à noite o lançamento da pré-candidatura de Renata Regina a deputada federal por Minas Gerais. Renata, militante dos movimentos sociais, com destaque a luta das mulheres, ingressou no PCB aos 14 anos, quando atuava no movimento estudantil secundarista, sendo eleita diretora de Mulheres da UBES. Teve papel fundamental na organização de Grêmios Estudantis, com forte atuação na luta contra a criação da ALCA. Integra o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro. Será uma importante candidatura do PCB para reapresentar as mulheres, a Juventude e todo o povo no enfrentamento aos retrocessos em curso e por nenhum direito a menos. Também participaram do encontro os seguintes pré-candidatos:

Túlio Lopes – pré-candidato ao Senado. Túlio tem atuação destacada na luta antiimperialista, classista e socialista em Minas Gerais e no Brasil, como dirigente do PCB. Tem como pré-candidatos na chapa como co-senadores Eloisa Aquino e Emanuel Bonfante. Bonfante, presente ao encontro, ressaltou em emocionado discurso, que o golpista Temer precisa ser combatido, pois tem executado duras ações criminosas contra o povo, algumas nem a ditadura conseguiram, como o desmonte da economia nacional e a retirada de direitos dos trabalhadores.

Daniel Cristiano, pré-candidato a deputado estadual, professor e militante das lutas do povo e representante da região operária do Vale do Aço. Daniel reforçou a necessidade de unidade e coragem para a caminhada, longa e gloriosa. Destacou a importância da disciplina e responsabilidade revolucionária de todo militante revolucionário na luta pela construção de uma sociedade igualitária, com justiça social e homens e mulheres verdadeiramente emancipadas. Lembrou que na data da eleição, 7 de outubro, em 1963 ocorreu o massacre contra os trabalhadores da Usiminas, em Ipatinga. Massacres que seguem ocorrendo diariamente. Lembrou do crime ambiental em Mariana, que contaminou o Rio Doce, destruiu sonhos, comunidades e o meio ambiente. Ressaltou que não aceitaremos a mercantilização da vida.

Dirlene Marques, pré-candidata ao governo pela frente Minas Socialista saudou o lançamento de Renata Regina e de todos os demais pré-candidatos presentes, afirmando que é preciso ganhar as mentes e conquistar outro Brasil, outra Minas Gerais em que assegure a plenitude da dignidade humana.

Falaram ainda diversas lideranças de movimentos sociais e populares, presentes ao ato de lançamento de Renata Regina, como pré-candidata a deputada federal e em apoio as pré-candidaturas da Frente Minas Socialista, consolidando e fortalecendo a união contra os retrocessos.
O encontro ocorreu na sede do Sintapp, em Belo Horizonte.