Um almoço de trabalho, com a presença de militantes do PCB, de Governador Valares (MG), ocorreu nesta quinta-feira, 9 de agosto, quando se debateu ações a serem desenvolvidas na região para a atuar na organização e formação da classe trabalhadora e setores populares, a atuação na campanha eleitoral de 2018, a defesa das vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana e a construção do Comitê Popular.

Na reunião foi programada uma série de rodas de conversas temáticas, especialmente sobre o Meio Ambiente, a Educação, a questão do pagamento dos salários dos professores da rede pública, a questão agrária, o transporte e a luta pela quebra do monopólio das empresas Gontijo e Saritur. As datas com a programação e o detalhamento dos debates brevemente serão fechadas e divulgadas.

Para a campanha eleitoral foi discutido formas de se fortalecer a campanha da Frente Minas Socialista, propagando os nomes de Dirlene Marques para o governo, Túlio Lopes para o senado, Daniel Cristiano para deputado estadual e para deputados federais: professor Luís Fernando, Bruna Thariny e Fernando da Federal. Para a Presidência da República será realizada a campanha de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara. O presidente do PSOL de Governador Valadares, Xavier do Psol, também participou da reunião.

Túlio Lopes destacou a importância da organização em defesa da reforma agrária, da agricultura familiar e do enfrentamento a violência no campo. “O PCB tem uma história longa e gloriosa na defesa dos interesses dos camponeses, esteve junto com ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Governador Valares, da Contag e foi o responsável pela criação da União dos Lavradores e Lavradores Agrícolas do Brasil – ULTAB, por isso reforçar a luta pelo fim do latifúndio, uma das principais causas das injustiças no país, é uma tarefa de todos os militantes do partido”, destacou.

Daniel Cristiano levantou apresentou a defesa dos direitos da classe trabalhadora na, especialmente a defesa da construção do Hospital Regional, do investimento em cultura e da criação de empregos para a juventude.

Quanto a busca de justiça para as vítimas do rompimento da barragem de Fundão foi definido pelos presentes que se deverá acompanhar e participar junto das comissões definidas pelo Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em 25 de julho passado, pelo Ministério Público Federal (MPF), os Ministérios Públicos de Minas Gerais e do Espírito Santo, as Defensorias Públicas dos dois estados e da União e mais 9 órgãos públicos, além das empresas Samarco Mineração S.A., Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda. O TAC prevê repactuação dos programas que visam à reparação integral dos danos do rompimento da barragem de Fundão.

O PCB em Governador Valadares

O partido na cidade teve papel fundamental para a assegurar a sua existência em toda Minas Gerais, pois junto com as células de Belo Horizonte e Sabará, resistiram durante os ataques sofridos da ditadura.

A Zona do Vale do Rio Doce tem forte influência do agronegócio, dos EUA e enfrenta altos índices de violência, devido às dificuldades ao acesso a direitos elementares, como a saúde, enfrentada pela maioria da população, especialmente a classe trabalhadora.

O encontro deu continuidade na reunião ocorrida em 19 de julho, quando foi realizado o pré-lançamento das candidaturas de Túlio Lopes, senador, Daniel Cristiano, para deputado estadual e a pré-candidata a deputada federal do PSOL, Maura Jerbi. Nessa reunião participaram advogados, trabalhadores dos Correios, da Educação e Aposentados.