A Ocupação Vicentão, localizada no centro de Belo Horizonte, recebeu na noite de quarta-feira, 6, militantes e lideranças de movimentos populares e sociais para o ato de lançamento do Programa de Governo da Frente Minas Socialista.

Vicente Gonçalves, o Vicentão, homenageado pelos ocupantes do prédio, onde 150 famílias lutam pelo direito constitucional a moradia, foi presidente da Associação dos ex-presos e perseguidos políticos do Brasil, militante do PCB na década de 1950 e dirigente da luta por moradia. O movimento de moradia, responsável pela ocupação no centro da capital mineira homenageou um militante comunista que teve sua história ligada as lutas da classe trabalhadora.

O lançamento do Programa

O professor Túlio Lopes, candidato a senador pelo PCB, na Frente Minas Socialista, ressaltou a simbologia de o ato de lançamento do programa ocorrer naquele espaço, pela importância que representa a luta por direitos para a classe trabalhadora, especialmente neste momento que forças reacionárias, entreguistas e traidoras do povo brasileiro, realizam um desmonte das históricas conquistas obtidas por décadas de lutas dos trabalhadores do campo e da cidade.

“Os capitalistas cada vez mais atacarão os nossos direitos, por isso é fundamental a eleição de uma bancada de parlamentares comprometida com a defesa da luta dos trabalhadores e do socialismo. A campanha deve ser uma trincheira na defesa dos ideais de igualdade e justiça. Não há centro na política, ou se está ao lado dos trabalhadores ou ao lado dos exploradores”, disse Túlio Lopes.

A candidata a senadora pelo PSOL, Duda Salabert, primeira travesti a disputar uma eleição para o Senado Federal na América Latina, denunciou as condições que enfrentam no Brasil, quando “90% dos travestis não concluíram o ensino médio porque foram expulsos do colégio”. Reforçou a importância de “alimentar a utopia pelo socialismo”.

Uma governadora oriunda das lutas do povo

Dirlene Marques, candidata a governadora pela Frente Minas Socialista, relembrou a história das lutas da classe trabalhadora e do povo mineiro na conquista de seus direitos. “Temos claro o papel do programa que defendemos, que é o projeto de uma nova sociedade, é o resultado das conquistas diárias dos trabalhadores e do povo”. Falou da importância do trabalho de cada militante da Frente Minas Socialista, do PSOL, do PCB, das Brigadas Populares, Mídia Ninja, Unidade Popular e movimentos sociais e populares em levar a campanha a todos os cantos no estado de Minas Gerais. “Somos a semente de um novo tempo”, disse.

Para a candidata a co-governadora, Sara Azevedo, o Programa apresentado no ato é resultado de uma ação coletiva, com especialistas, ativistas, estudiosos e pesquisadores, sendo “uma poderosa arma contra a ordem dos que sempre estiveram no poder”. Relembrou à militância presente que “a eleição também faz parte de nossas disputas”, ressaltando que cada candidata ou candidato proporcional do PSOL e do PCB deve apresentar e defender o programa, “o mais detalhado e minucioso sobre a situação e as propostas para mudar a história de Minas Gerais”.

O programa de mudanças para servir à classe trabalhadora e ao povo

A coordenadora do trabalho para a elaboração do Programa da Frente Minas Socialista, Diva Moreira, fez um relato das ações realizadas para a sua produção, apresentando uma síntese do programa que está dividido em três pilares: Trabalho e Desenvolvimento Social, Bem viver e Estratégias: Comunicação, Participação e Poder Popular. Cada pilar tem vários eixos, contemplando todas as necessidades sociais, econômicas, culturais e políticas para fazer um tempo em que seja possível construir uma nova sociedade com justiça, igualdade e paz.

Para conhecer ou encaminhar sugestões ao programa, acesse o site: https://www.dirlene.com/programa.

Antes do encerramento candidatas e candidatos a deputados estaduais e federais fizeram uso da palavra, reforçando a importância de se avançar na campanha contra os setores que controlam o Estado e são responsáveis pelas injustiças e desesperança que grassam.

Presente ao ato, o ex-embaixador brasileiro em Cuba, Tilden Santiago, reforçou a esperança na vitória de Dirlene Marques e Sara Azevedo, para o governo, das candidaturas ao Senador Federal, Câmara dos Deputados e à Assembléia Legislativa de Minas Gerais. “A Frente Minas Socialista identifica-se com a luta que não seja apenas eleitoral ou institucional, mas está diretamente ligada a realidade do povo”, disse.