No dia 23 de novembro foi realizado o primeiro encontro da Base de Tecnologia da Informação (TI) da Unidade Classista/MG (UC/MG). Discutindo o importante tema da saúde mental no mundo do trabalho, o encontro “Enfrentando a máquina de moer gente” foi realizado na sede do Sindados e contou com boa presença dos trabalhadores da categoria. O auditório, gentilmente cedido pela direção do sindicato, recebeu o psicólogo Rafael Costa para uma excelente palestra sobre o adoecimento mental dos trabalhadores e a relação destes problemas, cada vez mais visíveis, com o modo capitalista de produção.

Após a exposição, os colegas presentes formaram uma roda de conversa com intensa troca de experiências sobre o dia a dia dos profissionais de TI, identificando diversos problemas que são comuns a empresas de todos os portes e cargos de todos os tipos.

A exploração do trabalho continua tão presente entre os trabalhadores de TI quanto nas outras profissões. As formas de mascarar esta mesma exploração apenas são mais sutis e sofisticadas, mas servem ainda ao mesmo fim: que seu trabalho gere cada vez maiores lucros para as empresas.

Leia o relato completo no site da Base de TI: https://uctimg.org/1-meetup