Boletim Sofia Manzano #3 – 12/05 a 18/05

Editorial: Fortalecer nossa pré-campanha-movimento e construir os Comitês pelo Poder Popular!

Iniciamos nossa pré-campanha presidencial em fevereiro após a decisão do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB). De lá para cá realizamos diversas atividades virtuais e presenciais, participamos de debates, sabatinas, concedemos entrevistas e estivemos presentes nas lutas da classe trabalhadora, da juventude e dos movimentos populares. Nossa pré-candidatura já pontuou nas pesquisas e com muita pressão obtemos alguns espaços na mídia comercial burguesa.

Neste sábado, dia 21 de maio de 2022, uma LIVE especial no canal do Jornal O Poder Popular conta com a presença de nossa pré-candidata a presidência da República e nossas pré-candidaturas aos Governos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Pernambuco e Maranhão.

Trazendo informações gerais da pré-candidatura de Sofia Manzano à presidência da República e de nossas pré-candidaturas a diversos Governos estaduais, a live faz o lançamento da proposta de construção dos Comitês pelo Poder Popular, espaços de articulação de lutas e construção de um programa anticapitalista e anti-imperialista para enfrentar a ofensiva da burguesia contra o povo trabalhador.

Assista, participe e compartilhe essa iniciativa: https://www.youtube.com/watch?v=oqzj17KhLlE

É a Agitação Vermelha! A partir desta data realizaremos atividades virtuais e presenciais em todos os dias vinte e um nos próximos meses. Intensificaremos atividades de rua em torno de nossas pré-candidaturas, denunciando as contradições e crimes do governo miliciano de Jair Bolsonaro e seus aliados.

Nossa pré-candidatura presidencial segue crescendo e obtendo novos (as) apoiadores (as) todas as semanas. E o PCB segue buscando construir uma Frente anticapitalista e anti-imperialista. Façamos nós com nossas mãos tudo o que a nós nos diz respeito. A nossa pré-campanha é uma das principais tarefas dos comunistas brasileiros na atual conjuntura e iremos intensificá-la seguindo organizando e participando das lutas cotidianas da nossa classe. Neste momento das eleições, Sofia Manzano é a principal alternativa popular e revolucionária para o povo trabalhador brasileiro.

A hora é agora! Para consolidar, intensificar e ampliar nossa pré-campanha vamos formar diversos COMITÊS pelo PODER POPULAR em cada cidade brasileira onde temos o PCB e seus coletivos partidários organizados. Estamos na fase da pré-campanha onde, de acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não podemos “pedir votos” nem fazer campanha eleitoral. Mas é um momento fundamental para divulgarmos nossas pré-candidaturas, compartilhar postagens, divulgar nossos materiais, buscar apoios, planejar atividades da nossa pré-campanha, buscar e consolidar apoios e contatos. Os comitês terão papel central na realização destas tarefas.

Pré-candidaturas majoritárias do PCB nos Estados

Além da nossa pré-candidatura à presidência da República, o PCB tem lançado pré-candidaturas para o governo em vários estados. A pré-campanha da Sofia Manzano tem acompanhado todas as pré-campanhas estaduais. A seguir, listamos algumas delas:

Minas Gerais

Renata Regina é Secretária Política do PCB em Belo Horizonte, compõe o Comitê Regional e o Comitê Central do Partido. Renata é mulher negra, mãe, fotógrafa, doula, atuando pela humanização do parto e nascimento, tem longa trajetória nas lutas da juventude, do movimento feminista e dos movimentos populares. Integra a Coordenação Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), participa da organização do 8 de março unificado RMBH e do Comitê de Solidariedade Maria do Carmo Souza Dantas. Foi diretora de mulheres da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), presidenta da União Colegial de Minas Gerais (UCMG) e integrou a Coordenação Nacional da União da Juventude Comunista (UJC).

A pré-candidatura da camarada Renata Regina se posiciona contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF); em defesa dos Serviços Públicos (Saúde, Educação, Assistência Social) e dos Servidores Públicos; contra a privatização das empresas públicas mineiras; em defesa do piso salarial profissional, e das universidades estaduais (UEMG e UNIMONTES); por mais concursos públicos e nomeações. Em defesa dos direitos das mulheres, população negra, LGBTQIA +, quilombolas e povos originários.

São Paulo

Gabriel Colombo é agrônomo de formação, foi dirigente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) quando cursava o mestrado em Ecologia Aplicada e é militante do PCB desde 2015, tendo participado ativamente das lutas populares e do ciclo de lutas aberto com a crise capitalista de 2008 e, mais especificamente no Brasil, com as jornadas de junho de 2013. Residente na cidade de Piracicaba, no interior paulista, Gabriel Colombo cerra fileiras diariamente com as lutas populares da região, seja na luta por moradia popular digna contra os especuladores urbanos, seja na luta pela terra contra os barões do agronegócio.

O camarada Colombo cumprirá a tarefa de apresentar o programa do PCB, sustentando um ponto de vista revolucionário em meio ao debate eleitoral, defendendo as bandeiras históricas da classe trabalhadora e expressando a certeza de que São Paulo tem alternativa: uma alternativa comunista, em oposição não apenas aos grandes capitalistas, divididos entre um PSDB em crise e um bolsonarismo em emergência; uma alternativa também à esquerda conciliadora, que busca se viabilizar por meio de alianças com os grandes empresários e com os velhos representantes políticos das oligarquias paulistas, que não representa os anseios e necessidades da classe trabalhadora, das parcelas oprimidas do povo e da juventude.

Rio de Janeiro

O PCB-RJ lançou no dia 7 de março a pré-candidatura de Eduardo Serra, dirigente estadual e nacional do PCB, a governador do Estado do Rio de Janeiro. Serra é professor da Escola Politécnica e no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ. O evento foi realizado na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e contou com a presença da camarada Sofia Manzano, pré-candidata do Partidão à Presidência da República.

Em sua fala, Sofia Manzano enfatizou a necessidade de mudanças profundas no país, como: a retomada do papel do Estado, a reestatização de empresas estratégicas, o fim da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Teto de Gastos e a adoção de políticas econômicas e sociais anticapitalistas, voltadas para a superação das desigualdades.

Eduardo Serra descreveu o quadro atual de desemprego, miséria, desindustrialização, caos e destruição dos sistemas públicos de transporte, segurança, saúde e educação. Destacou a enorme desigualdade entre classes sociais, bairros e regiões do Estado no acesso à infraestrutura urbana, aos serviços públicos e às decisões políticas como um quadro causado pela exploração capitalista.

Eduardo reiterou que sua pré-candidatura representa uma alternativa comunista para enfrentar os graves problemas do Estado e que ela se opõe a todas àquelas já lançadas e alinhadas ao bolsonarismo em todas as suas matizes. O programa anticapitalista apresentado pelos comunistas para o Estado do Rio de Janeiro pressupõe a participação da população trabalhadora nas decisões de governo e faz parte da luta pelo Socialismo.

Paraná

Vivi é uma pré-candidata jovem que compõe o Comitê Regional do PCB no Paraná. Também é militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro. Mulher comunista, feminista, antirracista, anti-lgbtfóbica e mãe, carrega consigo uma trajetória de lutas ao lado da juventude e da classe trabalhadora, tendo iniciado a sua militância aos 15 anos na batalha pelo passe livre estudantil em sua terra natal, Cuiabá-MT. É formada em Ciências Sociais e atuou como professora na rede estadual de ensino no Paraná. Devido ao sucateamento do ensino público no Paraná e à precarização do trabalho docente, não foi possível seguir em seu trabalho como professora de Sociologia.

A pré-candidatura da camarada Vivi é síntese da reconstrução do PCB no Paraná. Nossa militância esteve presente em diversas greves e em todos os atos de rua para derrotar Bolsonaro, Rato Jr e seus aliados. Nessa pandemia, construímos diversas Brigadas de Solidariedade para enfrentamento da fome e combate à disseminação do vírus COVID-19 nas comunidades e bairros pelo Paraná.

Nossa tarefa é apresentar um programa comunista para o estado do Paraná, politizar o debate e contribuir com o avanço da consciência para a necessidade da Revolução Brasileira. Para além da campanha de denúncias, há questões imediatas que impedem nossa classe de comer, de morar e organizar-se politicamente e, mesmo sem ilusões em relação às eleições como meio de satisfazê-las, pretendemos demonstrar que somos capazes de oferecer respostas a essas questões.

Goiás

Pautando assuntos de relevância na vida das trabalhadoras e trabalhadores goianos, o PCB-GO apresenta sua 5a candidatura ao governo do Estado, que contou com Paulo Vilar, em 1986, em 2010 e 2014 a Professora Marta Jane e em 2018 o Professor Marcelo Lira.

A camarada Helga é uma arraigada militante comunista, que constrói a luta em dos pólos do latifúndio goiano, desenvolvendo trabalho político junto ao movimento de mulheres, sindical e de juventude, também através do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e da corrente sindical Unidade Classista. Doutora em Direito pela UNB, professora da Universidade Federal de Jataí, tem uma longa trajetória no movimento sindical no qual atua há mais de uma década na direção sindical do ANDES (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior) e também na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Jataí (ADCAJ). Foi candidata à diretora da Regional Jataí da UFG no último pleito, pouco antes do desmembramento que formalizou a UFJ. Coordena dois projetos de Extensão Popular na cidade de Jataí: As Promotoras Legais Populares Libertárias/Jataí, projeto de assessoria jurídica popular para mulheres em situação de vulnerabilidade social, e o Cursinho Popular Comunitário Maria Eloá, preparatório para o vestibular. Coordena, também, pesquisas acerca dos conflitos no campo e os impactos causados pelos agrotóxicos.

Bahia

O PCB da Bahia definiu a pré-candidatura do Camarada Giovani Damico para Governador do Estado. O Camarada Damico é atual Secretário Político da Bahia, membro do Comitê Central do PCB, oriundo da UJC e compõe a Unidade Classista. Professor da rede estadual, vem atuando também no meio sindical em sua oposição, além de trabalhar em projetos de Educação Popular. Mas é sobretudo na organização política junto a movimentos de massas, dentro e fora do Partido, que o camarada situa seus principais esforços de militância.

Esta campanha é uma síntese do amadurecimento de nosso trabalho coletivo e se juntará às outras pré-candidaturas que serão lançadas nos próximos dias no Estado da Bahia. As campanhas estaduais seguem ombro a ombro com a pré-candidatura nacional, de Sofia Manzano, constituindo uma verdadeira plataforma política e programática.

Nesta difícil conjuntura onde a Bahia alcançou a cifra de Estado com maior número de desempregados, título este já ostentado por Salvador, trabalharemos pelas pautas históricas da esquerda, na defesa do serviço público, da seguridade social, educação e saúde públicas e um amplo projeto de investimento estatal, com empresas públicas de interesse e controle social, olhando as diferentes questões e regiões da Bahia.

Pernambuco

O PCB, desde o final de 2021, apresentou seu pré-candidato ao governo do Estado de Pernambuco, o professor, educador e comunicador popular Jones Manoel. O camarada Jones é um militante comunista jovem, conhecido nacional e internacionalmente, com uma vasta produção intelectual, experiência em diversos espaços de luta e militância e com a cara do povo trabalhador e da juventude de Pernambuco.

Pernambuco tem mais de 21% de desemprego em sua região metropolitana, um histórico de abandono e sucateamento dos serviços públicos (metade do professorado estadual está na situação de contratos precários, sem concurso público), aumento constante do preço do transporte público com piora da qualidade, mais de 1.700 obras paradas. Além disso, o número de pessoas em moradias precárias e inadequadas cresceu 27% nos últimos 10 anos, mais de 2 milhões de pernambucanos estão em situação de fome/insegurança alimentar, e Recife ocupa o vergonhoso lugar de capital com maior desigualdade social do Brasil. O Governo do PSB e aliados – inclusive partidos ditos progressistas – é uma tragédia para o povo trabalhador do Estado, mas um paraíso para as construtoras, empresas de ônibus, usineiros, especuladores e os ricos em geral. A pré-candidatura do PCB é opção radical para enfrentar os desmandos do capital!

Maranhão

O camarada Frankle Costa é pré-candidato ao governo do Maranhão pelo PCB. Servidor público e militante da Unidade Classista, Frankle se posicionou crítico ao processo de privatização feito, ainda pelo governo Roseana Sarney, do banco estadual e da companhia de energia do Maranhão. O compromisso da pré-candidatura do PCB está em revogar as privatizações e reestatizar esses serviços essenciais, retirando-os das mãos dos capitalistas para retornar ao desenvolvimento do estado e do povo.

Atividades virtuais e pronunciamentos

No último dia 11, realizamos entrevista no canal do Saúde Camarada, onde falamos sobre a saúde que os comunistas defendem. O link para assistir a nossa entrevista você encontra aqui. Já no dia 16, participamos do lançamento da edição 38 da revista Margem Esquerda, da Editora Boitempo, com o tema Feminismo, eleições e crise do capital. Caso você ainda não tenha assistido, não deixe pra depois e veja aqui.

O dia 17 de maio foi o dia internacional de combate à homofobia. Nos posicionamos nas redes sociais, firmando nosso compromisso por um futuro comunista e sem homofobia, ressaltando o papel do nosso coletivo LGBT Comunista.

* * *

Acesse as redes sociais da Sofia Manzano e acompanhe as atividades e posicionamentos da nossa pré-candidata

Facebook: @SofiaManzanoPCB

Instagram: @sofiamanzanopcb

Twitter: @SofiaManzanoPCB

Para agendar entrevistas com a Sofia, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa através do e-mail assessoria.sofiapcb2022@gmail.com

https://sofiamanzano.substack.com/p/boletim-sofia-manzano-3-1205-a-1805