Nos dias 1 e 2 de fevereiro, no histórico município de Santa Luzia, os comunistas de Minas Gerais realizaram a etapa estadual do XVI Congresso Nacional do PCB. Cerca de 100 militantes do Partido, de todas as regiões mineiras, estiveram presentes, como delegados ou observadores convidados, e construíram o maior congresso da história do PCB em Minas.

O XVI Congresso Nacional do PCB é um processo importantíssimo na construção da política do PCB para os próximos anos. O Congresso tem a duração de quase um ano, desde o lançamento das pré-teses até a etapa nacional. Toda e todo militante do partido tem o direito de participar dos debates em suas células sobre as pré-teses que foram encaminhadas pelo Comitê Central no início do segundo semestre de 2019. As células puderam realizar propostas de alteração, supressão e acréscimo de pontos às pré-teses, e também elegeram seus delegados para a etapa estadual.

Foram dois dias de intensos debates sobre os mais diversos pontos que constituem as pré-teses. A delegação de Minas Gerais consolidou suas propostas aprovadas em plenário e que serão encaminhadas para a comissão de relatoria do XVI Congresso. Também foi eleita a delegação de Minas Gerais para a etapa nacional do Congresso.

A etapa estadual mineira do XVI Congresso Nacional do PCB também elegeu o novo Comitê Regional do PCB MG, conjunto de militantes que tem a responsabilidade de dirigir o Partido no estado de agora em diante.

 

É Força! Ação! Aqui é o Partidão!

De norte a sul! E no país inteiro!

Do Vale do Aço ao Triângulo Mineiro!

Viva o Partido Comunista Brasileiro!