O Comitê Estadual do Partido Comunista Brasileiro (PCB) – Minas Gerais, em consonância com as deliberações do Comitê Central do PCB sobre o segundo turno das eleições municipais de 2024, indica o voto nulo em Belo Horizonte e Uberaba. Saudamos o trabalho de nossa militância, que garantiu a realização de mais uma campanha popular do PCB, com candidaturas próprias, em Belo Horizonte (Almeidão e Renata Regina) e Betim (Zulu e Amaury), e apoio a candidaturas de partidos de esquerda e centro-esquerda em outras dezesseis cidades-polo de Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, o atual prefeito Fuad Noman (PSD) fez uma gestão neoliberal na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), sucateando os serviços públicos e as empresas públicas municipais, não atendendo às principais reivindicações dos servidores públicos e dos movimentos populares de BH. O PSD é um partido de direita que faz parte da base de apoio ao Governo Zema (‘Novo’). O candidato a vice na chapa de Fuad é Álvaro Damião, do União Brasil (ex-PFL), e sua coligação ainda envolve o PSDB de Aécio Neves e João Leite. Fuad não representa nenhuma alternativa popular à candidatura de extrema-direita de Bruno Engler (PL). O deputado estadual bolsonarista tem como vice a coronel Claudia e conta com o apoio do governador Zema (‘Novo’). PSD e PL fazem parte da base de apoio ao governo ultraliberal e autoritário de Romeu Zema.

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a disputa se dá entre duas forças da direita: Tony Carlos (MDB) e Elisa Araújo (PSD). A candidatura de Elisa Araújo (PSD) conta com o apoio do partido ‘Novo’, do governador Zema, além de outros partidos de direita (União Brasil, Republicanos, PRTB, Mobiliza e DC) e também não representa nenhuma alternativa popular para o povo trabalhador.

Precisamos fortalecer as lutas do movimento sindical, popular e da juventude para lutar contra as políticas ultraliberais e autoritárias do Governo Zema. Votar em partidos e candidatos da base de Zema não traz avanços na luta contra as políticas neoliberais que impulsionam e estão em consonância com o programa do neofascismo e da extrema-direita.

Nos próximos meses, o PCB seguirá nas lutas contra o Governo Zema e em oposição a políticas neoliberais do Governo Lula e do congresso nacional. Na atual conjuntura é fundamental construirmos uma alternativa revolucionária, na perspectiva da construção do poder popular e do socialismo. Vote 21 e lute com o PCB!

Comissão Política Regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) – Minas Gerais.