Professor Túlio Lopes 210 candidato a Senador do PCB pela Frente Minas Socialista. Eloísa Aquino (primeira suplente) e Emanuel Bonfante (segundo suplente).

1º SUPLENTE:

ELOÍSA AQUINO (PSOL)
Eloísa Helena Santos Aquino, mulher, mãe, negra, socialista, advogada, trabalhadora, esportista e dirigente política desde à juventude nos tempos de resistência à ditadura militar. Uma mulher com compromisso a luta por justiça social, comprovado e consolidado ao longo de sua trajetória profissional e política. Filha de tradicional família operária (Ferroviários), ao longo desses anos, tem tido participação destacada na vida política, não só na região de Divinópolis, mas em todo o Estado de Minas Gerais, juntamente com seu marido, Celso Aquino, falecido em maio de 2002. Eloisa participou ativamente dos movimentos e lutas que mudaram os rumos da história do Brasil, desde a luta contra o arbítrio, reorganização do movimento estudantil, a defesa das liberdades democráticas, anistia ampla, geral e irrestrita aos presos, exilados e perseguidos políticos pela ditadura, com participação efetiva na primeira direção da UEE-MG, escolhida em eleições diretas, em 1984, elaboração da Constituição de 1988, assistência e orientação jurídica aos movimentos sindicais e populares. Eloísa Aquino, advogada desde 1984, atua principalmente na área trabalhista, com importantes conquistas na defesa dos direitos da classe trabalhadora, como um canal de esperança e justiça para muitos desamparados e excluídos diante das injustiças sociais, contribuindo para a conquista de uma oportunidade para muitos obterem o direito de ingressar pelos caminhos do direito. Atualmente integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG e coordena o Instituto de Direitos Fundamentais Celso Aquino- ICAD, com atuação militante contra os retrocessos em curso no país, após o golpe de 2016 e na defesa da democracia, da justiça social e da liberdade. Uma mulher, negra, combativa e competente na defesa da justiça e igualdade.

2º SUPLENTE:

EMANUEL BONFANTE (PCB)
Emanuel Bonfante é formado em Engenharia de Minas, com Mestrado em Petróleo e Gás, na União Soviética. Trabalhou em todas as grandes obras de engenharia realizadas no Brasil entre os anos de 1960 e 1980, como Geólogo. Foi Diretor de Controle Urbano, da Regional Nordeste da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Foi Assessor do Secretário Municipal de Atividades Urbanas de Belo Horizonte. É Fiscal de Transportes e Trânsito, da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S. A. – BHTrans, há 21 anos. É Diretor de Imprensa e Divulgação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Pesquisas, Perícias, Informações e Congêneres de Minas Gerais. É militante do PCB há 60 anos e Membro da Coordenação Estadual da Unidade Classista de MG.