A sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Divinópolis e Carmo da Mata foi o palco do encontro de dezenas de militantes das lutas dos trabalhadores, setores populares, lideranças estudantis, advogados, aposentados, movimentos negro e LGBT na noite de segunda-feira, 13 de agosto, para o lançamento das pré-candidaturas da Frente Minas Socialista.

Assim que se instalou a mesa de abertura, formada por Dirlene Marques, candidata ao governo, Professor Túlio Lopes e Eloísa Aquino, candidato ao senado e a primeiro suplente, respectivamente, e Daniel Cristiano, para deputado estadual, pelo PCB, e tocar a Internacional Comunista iniciaram as atividades. Também participaram do encontro a presidente estadual do PSOL, Maria da Consolação, Artur Guimarães e Jorge Torquato, pré-candidatos à Câmara Federal.

Uma luta histórica da classe trabalhadora

Daniel Cristiano, primeiro a falar, denunciou a histórica violência do capital contra a classe trabalhadora, que além da exclusão e marginalização imposta aos milhões de trabalhadores, pratica massacres quando os trabalhadores lutam por seus direitos, como ocorrido em Ipatinga, em 7 de outubro de 1963, praticado durante o governo Magalhães Pinto.

“O desemprego de mais de 14 milhões de homens e mulheres e os mais de 30 milhões que sobrevivem em subempregos fazem parte da política neoliberal, que tem a finalidade de assegurar o poder e riquezas aos capitalistas em momentos de crise do sistema”, afirmou Daniel Cristiano. “A precarização das relações trabalhistas e das políticas sociais que o governo Temer fez contra os trabalhadores devem ser combatidas com a unidade e organização da classe trabalhadora”. Daniel reafirmou que a participação no processo eleitoral tem a finalidade de ampliar a democracia para enfrentar a exploração e combater por justiça social.

Entre outros pontos, defendidos por Daniel, destacam-se a luta para garantir os recursos orçamentários para o pagamento do piso salarial dos professores, defender uma política de segurança para os trabalhadores das mineradoras e siderúrgicas de Minas Gerais, a defesa do Sistema Único de Saúde e das Universidades estaduais. “Seremos uma voz na defesa das lutas históricas da classe trabalhadora”.

Disputamos o futuro e o presente

A presidente do PSOL, Maria da Consolação, pré-candidata a deputada federal, destacou as dificuldades para a construção da unidade. “Fazemos parte dos que tem a esperança e não desistimos de defender os direitos da maioria da população, combatemos por justiça social”, afirmou Consola. “Não defendemos a conciliação de classe. Disputamos o presente e o futuro”.

Uma advogada ao lado da classe trabalhadora

A pré-candidata a primeira suplente ao senado, Eloísa Aquino, relatou sua história de lutas, quando organizava às lutas populares e estudantis, ainda antes de se formar e dedicar-se a advocacia, especialista na área do Direito do Trabalho, que tem exercido nas três últimas décadas.

“Não abriremos mão de nosso passado, por acreditarmos que somos capazes de construir um novo tempo. Derrotamos a ditadura, participamos do processo que elaborou a Constituição Federal de 1988. Defendemos a organização e resistência da classe trabalhadora para retomar os direitos que estão sendo retirados e enfrentar os retrocessos”, afirmou a dirigente do Instituto de Direitos Fundamentais Celso Aquino – ICAD. O ICAD resgata o nome de seu companheiro, Celso Aquino, um histórico combatente das lutas da classe trabalhadora. “Vamos resistir”, finalizou.

Somos a resistência internacionalista

O professor Túlio Lopes, pré-candidato ao senado do PCB, pela Frente Minas Socialista, contou que até o momento, acompanhado de Daniel Cristiano, já precorreu mais de 6 mil quilômetros pelo estado de Minas Gerais, levando os nomes das candidaturas de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, para a Presidência da República, Dirlene Marques e Sara Azevedo, para o governo de Minas Gerais. “A esperança da Frente Minas Socialista vem de Ipatinga, onde Daniel Cristiano teve quase 21% dos votos na eleição extemporânea para a prefeitura. Elegeremos parlamentares, senadores e vamos disputar o segundo turno”, analisou o dirigente do PCB. Por onde tem passado tem sido organizado um Comitê Popular, que trabalhará para construir a organização e a luta da classe trabalhadora. “Estamos em todas as regiões do Estado”.

Túlio Lopes mostrou que a busca de uma sociedade nova, em que a classe trabalhadora tenha assegurado o controle e a distribuição da produção, com o avanço de seus direitos e conquistas é uma fato. “Os exemplos da Bolívia, de Cuba e da Venezuela mostram que a organização da classe trabalhadora é capaz de enfrentar as elites econômicas no continente e tornar real o sonho de Bolivar, de Martí. de Mariategui, de Prestes, de Che Guevara, de Fidel e Hugo Chavez em construir um outro mundo, a integração dos povos latinos, um outro Brasil e uma outra Minas Gerais é possível e necessário”.

Reafirmou a importância da eleição de parlamentares na eleição de outubro. “Precisamos de parlamentares que estejam ao lado da classe trabalhadora, enfrentando o latifúndio, as empresas mineradoras e o grande capital”, destacou o professor Túlio Lopes.

Uma nova forma de governar

A pré-candidata ao governo, Dirlene Marques, destacou que a Frente Minas Socialista representa um projeto que se propõe a fazer uma nova forma de governar. “Faremos um governo a serviço da classe trabalhadora, nossos projetos contarão com o apoio de nossos deputados na Assembleía Legislativa, como Daniel Cristiano”. A apresentação das propostas de programa da pré-candidata ao governo de Minas Gerais, Dirlene Marques, destacaram o enfrentamento ao projeto neoliberal, “vamos governar para a maioria da população, investir na agricultura familiar e na agroecologia, produzir para o consumo interno e defender os interesses da classe trabalhadora e de todos os setores oprimidos pelo capital”.

O ato mostrou a força da Frente Minas Socialista na região Centro Oeste, especialmente na cidade de Divinópolis, onde a pré-candidata a primeira suplente de senadora Eloísa Aquino, tem papel importante na construção da unidade, organização e resistência, neste momento criando as condições para a vitória eleitoral, um passo importante na caminhada.