CÂMARA DOS VEREADORES DE JUIZ DE FORA DEVOLVE MANDATO PARA LINDOLFO HILL – VEREADOR DO PCB CASSADO EM 1950

No dia 14/07/2022, após 72 anos, a Câmara Municipal de Juiz de Fora realizou a restituição do mandato do Camarada Vereador Lindolfo Hill, que foi cassado arbitrariamente.

Lindolfo Hill foi um militante ativo na luta contra o fascismo e pelo direito da classe trabalhadora, sendo responsável pelo fim do trabalho escravo na FEBEM de Juiz de Fora e pela regularização do pagamento dos funcionários da prefeitura.

O camarada Lindolfo Hill entrou para a militância do PCB com 17 anos em 1934, participando ativamente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de Minas Gerais (FEITCOM).

Lindolfo acreditava que a democracia só era possível com a participação proletária.

É uma grande honra para o Partido Comunista Brasileiro, no ano em que comemoramos o centenário, poder prestar a merecida homenagem ao Camarada Lindolfo Hill, nesse gesto simbólico de devolução do seu mandato.

Em um momento em que o país passa por duras provas e que as forças populares enfrentam os ataques violentos e inaceitáveis do neofascismo, é de enorme relevância reconhecer o papel que cumpriram os lutadores que construíram as bases da resistência da classe trabalhadora. Lindolfo Hill, sem qualquer sombra de dúvidas, foi um deles. E cumpriu seu papel de forma exemplar, atuando na organização dos trabalhadores em Juiz de Fora, no Rio, em São Paulo e onde mais a luta precisasse de um militante sério, dedicado, disciplinado e comprometido.

O Camarada Lindolfo iniciou sua trajetória de dedicação à classe operária ainda muito jovem, durante o governo Vargas. Atravessou todo o período da ditadura do Estado Novo mantendo seu compromisso, atuando primeiro em sua área original, a construção civil, e depois desempenhando tarefas onde fossem necessários a energia, o conhecimento e a disposição de um guerreiro que não media esforços para defender os interesses da classe trabalhadora brasileira.

Seu trabalho obstinado foi reconhecido no PCB, tendo sido repetidamente escolhido para tarefas de direção. Foi Secretário Político do Comitê Municipal de Juiz de Fora, integrando também o Comitê Central e a Comissão Política Nacional, instância máxima de direção do Partido em todo o país. Mas não apenas seus camaradas de partido foram capazes de identificar o empenho e a capacidade de Lindolfo Hill. Os cidadãos juiz-foranos também entenderam que se tratava de um dedicado trabalhador que poderia contribuir com a vida cívica da cidade, e ele foi o segundo vereador mais votado para a legislatura de 1947 a 1950.

Este mandato Lindolfo perdeu apenas porque o Brasil, ao final da Segunda Guerra Mundial, se submeteu às determinações dos Estados Unidos e de sua nova política externa, orientada pelas diretrizes da Guerra Fria. Nesse contexto, o governo Dutra acatou a imposição de perseguir os comunistas, colocando na ilegalidade o PCB e cassando todos os seus membros eleitos. Entre os destituídos estavam nomes importantíssimos da política e da cultura brasileira da época, como Luiz Carlos Prestes, Jorge Amado e também o próprio Lindolfo Hill, entre senadores, deputados federais e estaduais e vereadores. É, portanto, mais do que justo que ele tenha restituído esse mandato, pois isso significa reafirmar que foi o povo de Juiz de Fora quem reconheceu sua condição de vereador.

Restituir o título de vereador ao Camarada Lindolfo Hill é um gesto com caráter de reparação histórica, mas também tem um significado muito importante para os dias de hoje. Como já foi dito, historicamente restabelece a vontade soberana do povo de Juiz de Fora, que deu uma avalanche de votos ao operário comunista, querendo contar com sua contribuição na solução dos problemas da cidade. E mais do que isso, simboliza, nos dias difíceis que estamos vivendo, a atenção que merecem os que lutam em defesa da classe trabalhadora. Essa mesma classe, alvo de tantos ataques, que tem suas condições de vida e trabalho cada vez mais deterioradas por um projeto político que se sustenta na superexploração, que sofre com reformas trabalhistas, da previdência, com a degradação dos serviços públicos, com o teto de gastos, com as perdas salariais e a redução de direitos como realidades cotidianas. Os trabalhadores e as trabalhadoras têm o direito de conhecer sua própria história e saber que, em momentos duros como agora, só podem contar com sua própria luta, com as organizações e lideranças que eles mesmos produzem.

Diante de tantas dificuldades, tantos obstáculos e ataques e com o rebaixamento político de algumas de suas representações, é de enorme importância que os/as trabalhadores/as brasileiros/as em geral e os/as de Juiz de Fora em particular possam conhecer a história de luta e a atuação dos batalhadores e as organizações que nunca os abandonam. Esse gesto simbólico de devolução do mandato é uma excelente oportunidade para pontuar todas essas questões.

É por isso que o Partido Comunista Brasileiro saúda essa importante iniciativa da Câmara dos Vereadores de Juiz de Fora, promovida por intermédio do Vereador Juraci Scheffer, e cumprimenta a todos que se esforçaram para torná-la realidade.

Camarada Lindolfo Hill, PRESENTE!

Juiz de Fora, 14 de julho de 2022

Partido Comunista Brasileiro – Célula de Juiz de Fora-MG

Comitê de Base Lindolfo Hill – Unidade Classista em Juiz de Fora-MG