Na noite do dia 21 de março, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) esteve presente no encontro preparatório regional do Encontro Nacional de Educação (ENE).

O evento ocorreu na sede do Sind-rede BH, coordenado pela companheira Raquel Dias, da direção nacional do ANDES-SN e pelo companheiro Gustavo Olimpo, do Sind-UTE. A mesa apresentou uma análise da construção do ENE e denunciou os graves retrocessos que a educação vem sofrendo no país. A abertura foi seguida pelas intervenções das entidades e forças políticas presentes. A Unidade Classista (UC) e a União da Juventude Comunista (UJC) defenderam a necessidade de construção de uma educação popular e classista e de uma frente com unidade na ação para defender os nossos direitos, com ousadia para avançar.

A construção do Encontro Nacional de Educação é uma tarefa de extrema importância, visto que o Governo Bolsonaro pretende precarizar ao máximo a educação pública. Atualmente, estamos vivendo sob a vigência da Emenda Constitucional 55, que congelou os gastos sociais por 20 anos (2017-2037); mais recentemente a aplicação de uma Base Nacional Comum Curricular que limita a possibilidade de exercer um ensino crítico, trazendo elementos como a valorização do empreendedorismo; a aplicação da reforma do ensino médio, que retira a obrigatoriedade de matérias humanas do currículo; o movimento pela Escola sem Partido, que permeia todos esses projetos, e pretende impor um só partido, do conservadorismo e da burguesia; o processo da voucherização do ensino básico, acarretando na precarização do ensino, bem como a transferência da verba pública para a iniciativa privada; o crescente número de estudantes que recorrem ao ensino a distância; a ameaça a democracia universitária entre outros diversas medidas.

O Partido Comunista Brasileiro e seus coletivos convidam a todos trabalhadores e trabalhadoras a se somarem na luta pela construção do III ENE, destacando a importância de construirmos uma Educação Popular e emancipadora, acompanhando a construção do Poder Popular, com a perspectiva do Socialismo.